portugues ingles espanhol

blog brasilcomz

Saiba mais sobre tudo que rola no mundo da pecuária!

“VOCAÇÃO”

Publicado em 03/03/2022

Por: Guilherme Faria Costa

Meus amigos começo lhes dizendo, está sendo muito bem vindo este ano de 2022, faz parte do grande ciclo em que nos encontramos, a capacidade de superar desafios e adversidades. Para tudo, sempre se dá um jeito, seguir pelejando e persistindo é da essência daqueles que prezam pelo melhor.

Por se tratar de melhora, nesses 50 e poucos dias do ano, já visitei alguns bons amigos, muitos deles dedicados e seríssimos selecionadores de Nelore, com os quais a troca de informações e de conhecimento é sempre muito grande. Cabe aqui antes ressaltar que entre um criador e um selecionador existe uma diferença, o primeiro acaba sendo um pouco menos criterioso e rigoroso que o segundo na atividade pecuária, mas voltando ao nosso assunto, uma coisa que observo entre todos aqueles que são selecionadores e que buscam a constante melhora de seu gado, é a observação dos animais, para todas as raças.

Detalhes simples que por vezes fogem a um olho destreinado e desabituado àquela vivência, não ficam desapercebidos dos olhos daqueles que conhecem e compreendem o que estão vendo. Um úbere bem pregueado, uma boa forma de tetos, um pelo sadio e brilhante, marcas nos chifres, tudo isso. Eu acredito que muito pode ser ensinado e aprendido quando se tem afinco e gosto por determinados assuntos, mas ter vocação contribui e muito para a formação de bons profissionais e selecionadores.

Vocação tem origem latina e deriva de uma expressão que significa, ação de chamar, isso quer dizer uma disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade, comparo isso às regiões e fazendas que tem aptidões distintas e que se prestam a determinadas atividades, enquanto outras se prestam ainda a terceiros assuntos que nada se correlacionam.

É curioso como muito lugares se destacam para certos focos mais que outros. Regiões que normalmente possuem um gado muito sadio e bonito, em se tratando de zebu, são regiões mais quentes, com solos um pouco mais arenosos, e não tão úmidas, isso predispõem à uma menor infestação parasitária e melhor desempenho no atividade de cria, o que tem um comportamento diferente em regiões mais argilosas, frias e chuvosas. O mesmo não serve aos taurinos, que via de regra se adaptam melhor ao clima mais ameno. Vocações de regiões distintas muitas vezes.

Assim também ocorre para a agricultura e para os povos. Algumas terras são melhores produtoras de café, outras de milho e soja, outras ainda cana de açúcar, frutas e assim vai. Os povos uns são mais acolhedores, receptivos, festeiros, alegres, outros mais frios, reservados, sérios. Aptidões e vocações que ultrapassam espécies.

Bem, meus amigos, aqui vou me despedindo desse sucinto texto, é interessante poder observar e aprender com a vocação das pessoas, dos animais e dos lugares, de tudo obtemos conhecimento e informação, basta saber olhar e ver; por fim deixo aquela perguntinha que não podia deixar de fazer: “Qual a sua vocação?”. Um abraço e até outra hora!