portugues ingles espanhol

blog brasilcomz

Saiba mais sobre tudo que rola no mundo da pecuária!

“PIONEIRO”

Publicado em 29/05/2020

Por: Equipe BrasilcomZ

Olá meus amigos, como vocês têm passado? Primeiramente, gostaria de me apresentar: sou o Guilherme Costa, zootecnista da BrasilcomZ – Zootecnia Tropical ®, e um grande entusiasta pelo que a maioria das pessoas trata por BOI ou VACA, embora eu considere mais apropriado abordá-los pelo termo técnico: BOVINOS. Também sou apaixonado por tudo que se associa ao gado, ou seja, economia, produção, criação e a própria cultura que envolve de maneira tão formidável o SER HUMANO.

Há tempos, durante uma conversa com o zootecnista William Koury Filho, em uma de nossas viagens a trabalho pelo Mato Grosso, me foi sugerido relatar de forma escrita algumas curiosidades e peculiaridades sobre o gado bovino em geral – tema o qual estudo, trabalho e pesquiso com afinco. Bem, cá estou, aceitei o desafio de trazer questões que caracterizam a relação entre o Homo sapiens e o Bos taurus, não me esquecendo de seus filiados. Além de debater assuntos de caráter econômico e produtivo, vou contribuir também com fatos singulares e pouco conhecidos.

Comecemos pelo nome que propus à minha coluna, “BovinoCULTURA – Contos, Crônicas, Histórias e Relatos do Gado Doméstico”. Bovinocultura é por definição a área da zootecnia que trata das técnicas para a criação de bovinos. O termo, por sua vez separado, nos dá antes BOVINO, que vem do latim bovinus, bovem (gado) e inus (de ou pertencente à, indicando relação de posse); e, depois, CULTURA, do latim cultura (ação de tratar e colere; cuidar). Sendo assim, bovinocultura é a ação de tratar/cuidar do que pertence ao gado.

Escolhi essa palavra, pois dela posso utilizar o termo Bovino que remete diretamente ao animal e ir a fundo no termo Cultura. Com isso, além de seu significado original, o de cultivar, elevamos a expressão às condições em que ela ganha um corpo maior ao se referir aos costumes, tradições, hábitos e vivências da humanidade, associando-se, dessa forma, o complemento do nome a essas reflexões: “Contos, Crônicas, Histórias e Relatos”.

E aqui, no fim, mas não por menos merecedor, digo o porquê do título “PIONEIRO”. Piloto é o nome dado ao primeiro episódio de uma série quando uma emissora de TV ou uma plataforma de streaming lança um conteúdo e testa a sua aceitação ou mesmo avalia como pode ser seu desenvolvimento. Portanto, tendo em vista toda está história que expus até aqui, que já havia sido pensada e ponderada por várias vezes, e dado o contexto, lanço o Pioneiro.

Bom, meus amigos, chegamos ao fim deste capítulo primogênito, a partir de agora me esforçarei para que não faltem ideias e assuntos, e que seja constante o nosso relato sobre tudo que envolve e está vinculado a esse tema tão fascinante que é o do gado bovino. Um abraço e até outra hora!