portugues ingles espanhol

blog brasilcomz

Saiba mais sobre tudo que rola no mundo da pecuária!

A NECESSIDADE FAZ O SAPO PULAR

Publicado em 20/08/2020

Por: William Koury Filho

Olá amigos pecuaristas! Final de julho se aproxima e breve teremos os resultados da 1a Prova de Eficiência e Performance Boi com Bula® - Em busca de Super Touros. O técnico da ABCZ e meu amigo Alisson A. de Oliveira registrou, na última sexta-feira, os reprodutores da prova e ficou impressionado com o nível de qualidade, o que deixa a equipe da BrasilcomZ® muito satisfeita.
Aqui, cabe um agradecimento especial aos 29 criatórios que confiaram nesta iniciativa. Agora, teremos o julgamento de morfologia a partir de uma metodologia inédita, e um simpósio para debater os resultados e critérios de seleção adotados atualmente pela raça Nelore.
Se você é envolvido com melhoramento e seleção em gado de corte, não perca a oportunidade de acompanhar o desfecho dessa grande iniciativa que termina com um leilão especial no dia 17 de agosto.
No mercado de gado de corte, vivemos o melhor cenário que já assisti em minha vida profissional enquanto o mercado de genética, de matrizes e de reprodutores segue com ótimos preços e liquidez, indicando bons ventos futuros. Alguns analistas levantam o risco de estarmos muito dependentes do mercado chinês, que é disparado os maior compradores de proteína animal e de soja do Brasil.
Contudo, temos que ponderar que, se existe uma dependência nossa com relação à China, a recíproca também é verdadeira: eles não têm outro fornecedor em quantidade e qualidade em nenhum outro lugar do planeta. Cabe ao Brasil administrar bem esse “jogo”.
Pois bem, seguimos em um dos momentos mais inusitados que já passamos em nossas vidas. A pandemia da Covid-19 determinou uma série de mudanças comportamentais e, como seres humanos, tivemos que nos adaptar. Afinal de contas, a plasticidade e inteligência de nossa espécie faz com que tenhamos capacidade de habitar praticamente todo o globo terrestre, de nos reerguermos de desastres naturais ou de guerras – como observamos no Japão após a Segunda Grande Guerra. Com os negócios o raciocínio é parecido, é a luta pela sobrevivência no mundo capitalista. Usar a criatividade e aproveitar as oportunidades em meio às crises é fundamental para o sucesso. No caso da pecuária, o momento positivo no que tange a preço e à liquidez ajudou a inovar modelos de comercialização sem perder valor – desde bezerros até matrizes e reprodutores.
A tendência de venda de gado pela internet, que já existia timidamente, foi muito acelerada pela pandemia, a começar pelos leilões regionais de gado comercial que acontecem todos os dias nos diferentes rincões do país.
Esses eventos passaram de encontros semanais em tatersais nas beiras das rodovias para vendas 100% online. As leiloeiras se adaptaram e aprenderam a transmitir os remates por streaming em canais de aplicativos como Youtube.
De leilões de gado de corte para leilões de reprodutores é uma questão de tempo, e foi no mês de julho que tive a oportunidade de acompanhar um leilão 100% online de um de nossos clientes da região Norte. Foi em Rio Branco (AC) que a Nelovale fez o melhor leilão de sua história. Este ano, os tradicionais leilões presenciais tiveram que
ser todos virtuais, a maioria transmitida pela TV, causando disruptura do mercado tradicional semelhante à que ocorreu há cerca de duas décadas e meia, e, à época, muitos conservadores diziam que não iria pegar. Seguramente, a maioria desses eventos não voltará a ser presencial mesmo com a vacina contra a Covid-19. Isso porque a experiência foi positiva, inclusive em preços e liquidez.
Agora, é uma questão de tempo para que, da TV, os leilões passem a ser transmitidos pela internet em sua maioria. Com as leis para apresentar os produtos e os canais de transmissão cada vez mais eficientes e propiciando maior interação com o cliente, as experiências têm sido muito interessantes. Não tenho dúvida de que esta nova disruptura nas formas de comercialização de gado está acontecendo agora e que, em cinco anos, muita coisa irá mudar. Pois é, amigos, a necessidade faz o sapo pular. Vamos que Vamos!